Na sequência, Mário Guitti, superintendente do IQA, reforçou que a certificação de qualidade da Dimas Reparadora foi viabilizada por meio do Programa de Incentivo à Qualidade, que tem o propósito de elevar patamar da qualidade a todas as oficinas independentes, pequenas ou grandes, a partir da implantação de um sistema de gestão norteado pela melhoria contínua dos processos. “Espero que outras oficinas sigam esse exemplo porque a certificação agrega muito valor para toda a sociedade”, afirmou Guitti.
A atual fase do setor automotivo, caracterizada por grandes transformações, foi abordada por Luiz Sérgio Alvarenga, diretor executivo do Sindirepa Nacional. Alvarenga argumentou que a certificação é necessária para suportar o período e manter a competitividade. “Só a certificação dará horizonte ao empresário para tomar decisões assertivas e se posicionar lá na frente porque as tecnologias mudam, os aplicativos impactam e a empresa precisa estar de pé”, disse.
Em seguida, Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, falou que o Programa de Incentivo à Qualidade não representa apenas uma certificação, mas série de ações que ajuda a alavancar a qualidade nas oficinas, e reforçou a importância da união entre elos da reparação automotiva para fortalecer o setor. “A seguradora sem uma oficina de reparação não conseguirá vender o seguro, então o apoio de cada um é necessário. O PIQ faz parte de um todo que dará esse suporte porque a certificação de qualidade representa a melhoria contínua dos processos”, explicou.
Para encerrar a cerimônia, Douglas Palma, diretor do IQA e do Sindirepa, reforçou a necessidade de participação das seguradoras na conscientização dos empresários sobre a importância da certificação de qualidade. “As oficinas, principalmente as de reparação, necessitam de fomento para se envolver com a qualidade, então nós precisamos que também as seguradoras façam a sua parte, que são os maiores fomentadores de serviços nas oficinas”, afirmou Palma.