Entre os investimentos está a contratação de empresa credenciada para a coleta seletiva. “Do processo de descontaminação dos veículos, resíduos como fluidos, gases e sobras de combustível são coletados para a correta destinação. Da desmontagem são encaminhados para reciclagem componentes que estão muito danificados ou que não podem ser reaproveitados, como itens de segurança”, explica Betto.
Outro cuidado foi a contratação de empresa para a locação de panos com o objetivo de evitar a contaminação do esgoto com óleos, solventes e outros derivados. Mais uma escolha ecológica foi o aproveitamento da água gerada pelos aparelhos de ar condicionado para a lavagem do chão, além da aquisição de máquina a vapor de ciclo fechado para lavagem de peças com economia de água.
Infraestrutura – As mudanças ainda envolveram a infraestrutura do estabelecimento que, além de ganhar sala para treinamentos e reuniões, reestruturou o setor de qualidade, onde todas as peças são submetidas à triagem técnica para a classificação quanto à condição de reaproveitamento, sendo A para peças em perfeitas condições, B para componentes que precisam de pequenos reparos e C para itens de segurança e peças muito danificadas, que são destinadas à reciclagem.
Em seguida, as peças que possuem condições de reuso recebem etiquetas que garantem a procedência, são armazenadas e ficam disponíveis para venda, seja por meio do balcão presencial ou do sistema e-commerce.
Além disso, para melhoria da infraestrutura, foram realizadas diversas aquisições, como piso impermeável, do tipo epóxi, colocado em toda a área de produção para impedir a contaminação do solo, porta paletes para a melhor organização do estoque e tapetes retentores de óleo, além de torneiras de acionamento automático e secadores de ar quente para as mãos.
Treinamentos – Ponto importante para o processo de certificação ainda foram os trabalhos de conscientização com os 40 funcionários da empresa, realizados por meio de treinamentos com a finalidade de orientar sobre a preservação do meio ambiente, o uso correto e a conservação dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e a implantação do método de organização 5S.
A conquista do Selo Verde IQA, para Rodrigo Pereira dos Santos, proprietário da Luk Diesel, representa o começo das melhorias, que são diariamente notadas pelos clientes. “A cada visita, recebemos um elogio”, comenta Santos. “A expectativa é aumentar a credibilidade para ser o maior, melhor e mais moderno centro de reciclagem automotiva do Brasil”, completa.