Evento que ocorre na próxima terça-feira (20.09), em São Paulo, contará com referências do setor automotivo para debater Sustentabilidade ESG e Qualidade Automotiva: Mudanças na Cadeia de Valor e Percepções da Sociedade
Na próxima terça-feira (20.09), o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva promove o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, a partir das 9h, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (SP). O evento terá como tema principal a Sustentabilidade ESG e Qualidade Automotiva: Mudanças na Cadeia de Valor e Percepções da Sociedade.
Para debater as principais tendências da sustentabilidade na lógica ESG, nomes importantes do setor automotivo foram convidados, com destaque para o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, que vai abordar o assunto: Modelo regulatório, infraestrutura da qualidade e a sustentabilidade no setor automotivo.
O Inmetro tem se destacado por uma visão ampla e estratégica sobre as necessidades do país em relação à infraestrutura da qualidade. Diversas discussões e encaminhamentos, tais como o modelo regulatório, discussões sobre mobilidade sustentável, e transformação digital (indústria 4.0) têm sido base fundamental para iniciativas da autarquia federal nos últimos anos. “É um ponto muito relevante a atenção demonstrada pelo Inmetro em se atualizar e apoiar os setores produtivos face aos desafios de tantas mudanças significativas”, destacou o superintendente do IQA, Alexandre Xavier.
Além disso, o Fórum trará o presidente do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, Claudio Sahad, e o vice-presidente da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Marcus Vinicius Aguiar, que falarão após Claudio Moyses, diretor-presidente do IQA, realizar o discurso dando início às atividades.
Outros cinco painéis deverão mostrar toda a sua pluralidade dos debates atuais, sem deixar de fora nenhum elo da cadeia automotiva. Tanto a indústria, como o comércio e os serviços estarão representados e serão ouvidos durante a discussão dos principais desafios sustentáveis do futuro com base no que o cenário atual apresenta. “Os palestrantes são referências nos assuntos que abordarão. Não apenas para o setor automotivo, mas nos encaminhamentos e discussões atuais nas questões de sustentabilidade em cada um dos focos tratados”, acrescenta Xavier.
O Fórum também vai discutir o papel da qualidade perante o tema. “Discutiremos diversos aspectos que fazem o cruzamento da qualidade e seus profissionais aos desafios ESG. Vamos debater quais são os impactos em cada elo da cadeia produtiva. Qual o papel das organizações e dos profissionais da qualidade perante esses desafios? Onde temos que nos atualizar, o que precisamos conhecer e quais serão os caminhos do futuro?”, encerrou Xavier.
“O evento organizado pelo IQA é uma maneira de ajudarmos aqueles que estão inseridos na cadeia automotiva a estarem sempre atualizados em relação aos desafios que o setor propõe e, desta forma, procurar soluções adequadas para que todas as esferas possam trabalhar em harmonia na busca para apresentar os melhores resultados para o consumidor final seja na questão da qualidade do produto ou do serviço prestado. Neste ano, discutiremos as percepções da sociedade em relação ao tema sustentabilidade e como isso impacta o setor automotivo”, afirmou Claudio Moyses, diretor-presidente do Instituto.
O 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, idealizado pelo IQA, conta com o patrocínio ouro das empresas Umicore, Schulz e pela Seguradora Zurich.
Crachá e troféu são iniciativas sustentáveis
Para contribuir com a sustentabilidade ambiental, o IQA pensou em algumas formas de contribuir para um evento sustentável, além de inserir elementos que remetessem ao tema durante o seu evento. Um deles é o crachá entregue para os participantes. Trata-se, na verdade, de um papel de sementes de rúcula que visa incentivar os participantes a plantarem e cultivarem suas próprias hortas, pomares ou jardins. No verso do crachá, o participante terá acesso a um passo a passo de como realizar o plantio.
Outra questão sustentável presente é o troféu que será entregue para os ganhadores durante a entrega do Prêmio da Qualidade. O objeto foi desenvolvido por um design de objeto especialmente a pedido do IQA. A principal exigência para a sua confecção era que o produto respeitasse questões sustentáveis. Desta forma, sua composição leva madeira certificada e os materiais, tanto metal quanto madeira, podem ser reciclados.
Conheça a programação e a agenda com os convidados:
8h às 8h50 – Recepção, credenciamento e Welcome Coffee
9h – Abertura
9h30 – Impactos atuais e futuros da descarbonização e agenda ESG na qualidade do setor automotivo
10h30 – Métricas e relatórios de resultados – exemplos práticos de report para investidores, financeiras e outros
11h10 – Tendências futuras em sustentabilidade para qualidade no setor automotivo
11h30 – Governança e qualidade em concessionárias: mudanças pela LGPD, tecnologia, sustentabilidade e na relação com clientes
11h50 – Almoço
13h15 – Impactos ambientais e mercadológicos do comércio eletrônico no pós-vendas automotivo
14h05 – Modelo Regulatório, infraestrutura da qualidade e a sustentabilidade no setor automotivo
14h55 – Cerimônia do Prêmio da Qualidade IQA 2022
16h – Encerramento do evento