No dia 20 de setembro, ocorreu o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, onde foi realizada uma palestra com o tema “Tendências futuras em sustentabilidade para qualidade no setor automotivo”. Na ocasião, coube a líder do segmento automotivo da KPMG, Flávia Spadafora palestrar sobre o assunto, além de fazer reflexões sobre o mundo ESG.
Flávia apresentou os resultados da “Pesquisa Caminhões 2022”, onde mostrou que as prioridades da indústria automotiva atualmente são motores mais eficientes e tecnologias limpas de propulsão.
Sobre ESG, Flávia enfatizou investimentos primordiais nas organizações, os quais são: sustentabilidade ambiental, ações sociais e governança corporativa. “As empresas entendem que essa pauta da sustentabilidade ESG vai trazer vantagem competitiva”.
Na oportunidade, a palestrante compartilhou com os presentes a Jornada ESG, composta por sete etapas: avaliação, estratégia e propósito, transformação, implementação, mediação, reporte e asseguração.
Em relação ao futuro, a líder do segmento automotivo da KPMG explicou que o mercado internacional será o divisor de águas, já que vem ditando uma série de regras que os outros países estão seguindo “No primeiro semestre do ano que vem a gente tem a expectativa de ter claro o que vai reger o mercado”.
Ao finalizar, Flávia destacou que o Instituto da Qualidade Automotiva tem a missão fundamental para as empresas e mercado.
Sobre o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva
Promovido pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva aconteceu no dia 20 de setembro, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (SP). Neste ano, o tema abordado pelo Instituto foi “Sustentabilidade ESG e Qualidade Automotiva: Mudanças na Cadeia de Valor e Percepções da Sociedade”.
Durante o evento, foi realizado a premiação do Prêmio da Qualidade IQA, iniciativa do Instituto da Qualidade Automotiva apoiada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).