Evento contou com participação de especialistas em sustentabilidade e abordou estratégias para iniciar a jornada de sustentabilidade nas empresas automotivas
Cerca de 100 pessoas participaram do workshop online “ESG na prática: setor automotivo,” realizado no dia 20 de outubro pelo Instituto da Qualidade Automotiva. O evento contou com a participação da gerente comercial e de marketing do IQA, Marina Nomura; especialista em sustentabilidade e instrutora do IQA, Patrícia Bittencourt; e da coordenadora de Recursos Humanos da Visteon Corporation, Yanna Carneiro. Durante o evento, as convidadas compartilharam reflexões sobre a importância do tema.
Na oportunidade, apresentou-se o conceito de ESG, desde sua origem, juntamente com exemplos práticos sobre como implementar de modo eficaz a jornada ESG nas organizações. Foram delineados 10 passos essenciais para a incorporação das boas práticas sociais, ambientais e de governança nas organizações.
Esses passos são: conhecimento, intenção estratégica, diagnóstico, planejamento, implementação, medição e monitoramento, e, por fim, comunicação por meio de relatórios. Ao adotar as práticas da Agenda ESG, as empresas podem colher diversos benefícios, como impulsionar seus resultados, melhorar sua imagem organizacional e tornar-se mais atrativas para os investidores, entre outros.
De acordo com Patrícia Bittencourt, estar alinhado com o desenvolvimento sustentável representa uma nova abordagem da economia e dos negócios. Além dos inúmeros benefícios para as organizações, as boas práticas de sustentabilidade também se convertem em oportunidades para as empresas.
“É a partir da governança que as outras práticas acontecem, portanto, é fundamental que as empresas estabeleçam uma estrutura de governança sólida para a tomada de decisões, independentemente do tamanho da empresa. As organizações devem adotar práticas de compliance e garantir transparência”, esclareceu a especialista em sustentabilidade e instrutora do IQA
Para ilustrar a implementação prática do ESG, Yanna Carneiro, coordenadora de Recursos Humanos da Visteon Corporation, apresentou todo o processo da jornada de sustentabilidade da fornecedora global de produtos eletrônicos automotivos. Esse processo incluiu desde o diagnóstico das iniciativas, a capacitação dos colaboradores até o processo de certificação.
“A trilha ESG na Visteon teve início com a gestão e, em seguida, todos na empresa abraçaram a ideia e trabalharam para concretizá-la. É fundamental que a governança e a direção estejam comprometidas com o ESG. As práticas ESG devem se originar a partir dessas lideranças, pois é difícil falar de aspectos sociais e ambientais se a governança não estiver envolvida”, ressaltou.
Lançamento Plataforma ESG
Na ocasião, a gerente comercial e de marketing do IQA anunciou o lançamento da Plataforma ESG do IQA DS – Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade. Neste sistema, as empresas poderão realizar a gestão ESG suas e de seus fornecedores, emitir relatórios padronizados internacionalmente e ter acesso a outras funcionalidades, como estratégias, estruturas de sustentabilidade, cronogramas, gráficos automáticos, gestão de indicadores e documentos.
“A plataforma é voltada para empresas do setor, independente do porte e nível de maturidade ESG, entre montadoras, fabricantes de autopeças, oficinas mecânicas, concessionárias, comércios, locadoras de veículos, dentre todos os outros elos da cadeia automotiva.”, disse Marina Nomura.
Em breve, o Instituto vai abrir novas inscrições para workshops. Acompanhe as redes sociais do IQA para ficar por dentro de todas as datas e inscrições. Para mais informações sobre os serviços disponíveis pelo IQA DS, acesse www.iqa.org.br/desenvolvimento-sustentavel ou entre em contato através do e-mail fale@iqa.org.br, ou telefone/WhatsApp (11) 3181-9181.
Fonte: Assessoria de imprensa do IQA