Saiba mais – Sistemas

Melhorar a qualidade, reduzir custos e aumentar as chances de mercado de produtos e serviços. Estes são fatores importantes que determinam a efetividade dos sistemas de gestão de uma empresa. Neste cenário, o IQA, por sua experiência e capacidade avalizadas pelas entidades ligadas ao setor automotivo, atua como organismo de certificação de sistemas de gestão.

IQA mantém acordos firmados de cooperação com organismos da Alemanha e França

Reconhecido internacionalmente, o IQA mantém acordos firmados de cooperação com organismos da Alemanha e França, os quais atuam como organismos de certificação ou são responsáveis pela definição de requisitos da certificação. O IQA representa estes organismos no Brasil, trazendo e disseminando informações atualizadas para os diversos segmentos do setor. E com acreditação CGGRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para as normas ISO 9001 e ISO 14001, possuímos a solução completa para empresas do setor.

Nossa filosofia de atuação é alavancar a competitividade das empresas através da certificação. E, para isto, a parceria junto ao cliente é fundamental, todo o processo de auditoria é tratada pelo IQA como um processo de aprendizagem contínuo e bilateral junto ao cliente. Nosso objetivo primordial é difundir na empresa uma parceria transparente e profissional, de forma que as auditorias tragam informações valiosas para a empresa e agreguem valor para o aprimoramento contínuo do sistema de gestão da organização.

Veja serviços complementares:

– Diagnóstico
– Treinamentos
– Publicações
– Estudos Técnicos

O IQA realiza as seguintes certificações:

Etapas da certificação
1
Número de funcionários na empresa (incluindo terceiros que tralham em nome da empresa;​ Locais produtivos e não produtivos incluídos no escopo; ​ Complexidade das atividades de trabalho/sistema de gestão;​ Regulamentação e legislação aplicáveis;​ Tipo de certificação ou transferência de certificação pretendida (ex. ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, etc.);​ Sistemas de gestão previamente implementados/certificados.​
2
Proposta e Contrato - Uma vez acertadas as bases do processo de certificação, uma proposta / contrato de serviço será celebrado junto ao cliente de forma a estabelecer as interfaces e responsabilidades das partes envolvidas, e ratificar os critérios e requisitos relativos à certificação.
3
Pré-Auditoria - É uma auditoria opcional do processo de certificação, cujo objetivo é verificar preliminarmente a adequação e implementação do sistema de gestão na empresa. Esta auditoria tem como foco principal fornecer o máximo de informações e oportunidades de melhorias para o cliente, de forma que futuras ações corretivas e ações de melhorias possam ser implementadas antes da auditoria de certificação inicial. A abrangência do escopo da pré-auditoria poderá também ser definida em consenso com o cliente de forma a atender suas necessidades específicas.
4
Auditoria de Prontidão - Estágio 1: Tem como objetivo a verificação da prontidão da empresa para antes da realização da Auditoria de Certificação – Estágio 2, sendo realizada nas instalações da empresa. As não-conformidades, se aplicável, deverão ser fechadas pela empresa antes da Auditoria de Certificação – Estágio 2.
5
Auditoria de Certificação – Estágio 2: Sendo a empresa considerada aprovada no estágio 1, num prazo de até seis meses, será realizada a Auditoria de Certificação – Estágio 2 nas instalações do cliente. Esta envolverá uma avaliação completa, incluindo todas as áreas e atividades previstas no escopo inicial. Uma equipe de auditores altamente qualificada na linha de atuação da empresa realizará a avaliação conforme um plano de auditoria informado e aceito previamente: Sendo os resultados da auditoria satisfatórios e dentro dos critérios estabelecidos, a equipe auditora recomendará a certificação da empresa para decisão pelo IQA. Havendo não-conformidades na auditoria, a empresa deverá tomar as ações corretivas, conforme critérios e prazos estipulados.
6
Concessão da Certificação - A decisão de aprovação da certificação é realizada por pessoas designadas do IQA. O IQA é responsável por todo o processo de certificação, desde as atividades de certificação inicial, concessão da certificação da empresa, acompanhamento periódico e recertificação. Uma vez concedida a certificação, um Certificado de Conformidade será emitido e a empresa será comunicada formalmente. O certificado terá uma validade de 3 anos, tendo a empresa o direito de figurar na Lista de Empresas Certificadas e de usar a Marca de Conformidade e/ou de seus parceiros nas divulgações promocionais da certificação.
7
Acompanhamento Periódico da Certificação - Durante a validade do certificado, avaliações de acompanhamento serão realizadas com a finalidade de verificar a manutenção das condições iniciais da certificação. Auditorias parciais serão realizadas de forma que todo o sistema de gestão possa ser avaliado durante a vigência do certificado.
8
Recertificação - Um processo de recertificação, envolvendo uma reavaliação completa do sistema de gestão, poderá ser realizado de forma antes do vencimento do certificado atual, e assim, revalidar um novo ciclo de certificação. Um novo certificado será emitido e auditorias de acompanhamento subsequentes serão realizadas para verificar a manutenção das condições iniciais da certificação.
Organismos de Certificação Parceiros: 

TÜV SÜD Management Service GmbH – Munique – Alemanha acreditado por:
DAkkS – Deutscher Akkreditierungsstelle (Alemanha)
IATF – International Automotive Task Force (VDA – Alemanha)

UTAC – Union Technique de L’Automobile du Motocycle et du Cycle (França) acreditado por:
COFRAC – (França)

Outras Normas com Soluções IQA:

– ISO 31000 – Gestão de Riscos
– ISO 27001 – Gestão da Segurança da Informação
– ISO 55001 – Gestão de Ativos
– ISO 37001 – Gestão de Antissuborno

Entre em contato para saber todas as nossas soluções!