Os auditores do IQA já foram qualificados para esse novo cenário, e podem realizar várias atividades via teleconferência de áudio e vídeo, como entrevistar funcionários e analisar as informações documentadas. “Os documentos precisam estar disponíveis em formato eletrônico, como digitalizações, capturas de tela e arquivos”, orienta Sergio Kina, gerente técnico do IQA.
A proteção e a confidencialidade dos dados também desempenham papel fundamental na auditoria remota. Antes da auditoria, clientes e auditores do IQA acordam sobre a viabilidade do processo, o escopo da avaliação e ferramentas para a troca de informações. “Entrevistas e vídeos não são gravados. Todas as informações são processadas com estrita confidencialidade”, destaca.
Antes de aceitar uma auditoria remota, a organização precisa verificar se possui as tecnologias de informação e comunicação necessárias para o processo; checar se todos os sistemas estão funcionando adequadamente, e na medida apropriada ter um plano de contingência em caso de interrupções nos sistemas durante a auditoria remota.
Veja sete dicas para realização de auditorias remotas:
1) Esclareça tipo e escopo da auditoria para uso das tecnologias de informação e comunicação e solicite detalhes sobre a auditoria remota ao auditor ou staff do IQA;
2) Tenha a disposição uma internet banda larga / conexão WiFi estável;
3) Use computadores com acesso à internet com capacidade de vídeo e áudio;
4) Tenha software de videoconferência instalado, como Skype, Microsoft Teams ou WebEx;
5) Disponha de salas de conferência ou locais silenciosos para realizar a auditoria remota;
6) Verifique se todos os participantes da auditoria possuem endereço de e-mail;
7) Verifique se todos os documentos relevantes estão disponíveis em formato digital (ex. pdf).
Em caso de dúvidas sobre a auditoria remota, basta entrar em contato com a equipe IQA pelo WhatsApp Business (11) 3181-9181 ou pelo e-mail negocios@iqa.org.br.