Executivos explicaram as práticas ESG adotadas pelas empresas para alcançar a descarbonização parcial e completa
O 8º Fórum da Qualidade Automotiva IQA reuniu, no dia 20 de setembro, grandes nomes para debater a sustentabilidade dentro do setor automotivo. O tema escolhido para iniciar o Fórum, foi “Impactos atuais e futuros da descarbonização e agenda ESG na qualidade do setor automotivo”.
A mesa, mediada pelo diretor de tecnologia do Sindipeças, Gabor Deak, contou com a presença do manager do ESG TFT da Hyundai, Fabio Bonilha; a executiva de Sustentabilidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Priscila Rocha; o diretor da Umicore Brasil e diretor-executivo do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), Stephan Blumrich e o head of Sustainability da Bosch, Alberto Abdu.
O ESG é tema de grande importância atualmente. Reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), promover saúde e segurança ocupacionais e incorporar condutas anticorrupção são alguns dos pontos dessa abordagem. As empresas apresentaram suas ações baseadas em ESG e metas para evoluir nessa questão.
Fabio Bonilha apresentou a evolução da qualidade dentro da Hyundai, explicando as mudanças de foco ao longo dos anos, começando pelo produto, passando para o processo, depois prevenção, pessoas e, no século XXI, com uma visão holística e práticas ESG, o foco passou a ser a vida. “O que a gente enxerga como manter a vida no nosso planeta, e mais que isso, obter qualidade de vida dentro do nosso planeta”.
Como meta da Hyundai, Fabio enfatizou que, até 2030, todos os veículos da marca serão elétricos, alcançando assim, em 2045, a neutralidade total de carbono. “O processo de descarbonização será junto a nossa cadeia de fornecimento”.
A descarbonização também é uma das principais metas da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Em 2021 criaram o Grupo de Trabalho de Descarbonização para atingir os objetivos. “Tratamos de diversas tecnologias, rotas alternativas e formas de descarbonização com a nossa cadeia de suprimentos. Junto a esse trabalho temos a economia circular, que sem ela não temos a descarbonização, pois esse sistema traz a eficiência máxima dos materiais”, explicou Priscila Rocha.
A Bosch é carbono neutro desde 2020, com 400 plantas ao redor do mundo e 400 mil associados, Alberto Abdu destacou a importância da eficiência energética nessa conquista. “Reduzindo o consumo de energia, reduzimos também nossa pegada de CO2. E pretendemos, até 2030, que nossa energia seja 100% limpa, o nosso percentual já é de 90%”.
“Criamos, junto ao Sindipeças, um backup para ajudar as pequenas e médias empresas a ter uma cartilha de como chegar a esse grande desafio, também trabalhamos treinamentos com nossa cadeia de fornecedor, porque isso é muito importante”, completou o head of Sustainability da Bosch.
O diretor da Umicore e IQA, Stephan Blumrich, falou sobre a criação do projeto Let’s Go For Zero, que possui três pilares: zerar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2035, zero desigualdade e zero danos as pessoas e ao meio ambiente. “Para isso, vamos melhorar a eficiência energética, considerando que desde 2014 a Umicore já utiliza 100% de energia renovável. Também estamos reutilizando água de chuva, aproveitando a luz natural nas plantas de produções”.
Além do cuidado com o meio ambiente, foi destacado o cuidado com as pessoas, com a busca de zerar, também, os acidentes de trabalho e exposição ocupacional, implementando bem-estar físico, mental, social e ocupacional.
Sobre o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva
Promovido pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), o 8º Fórum IQA da Qualidade Automotiva aconteceu no dia 20 de setembro, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (SP). Neste ano, o tema abordado pelo Instituto foi “Sustentabilidade ESG e Qualidade Automotiva: Mudanças na Cadeia de Valor e Percepções da Sociedade”.
Durante o evento, foi realizado a premiação do Prêmio da Qualidade IQA, iniciativa do Instituto da Qualidade Automotiva apoiada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).