IQA avança na transformação digital com o iQMX

Institucional
  • A marca iQMX passa a acompanhar todas as ações do Instituto em relação à transformação digital;
  • iQMX tem como base quatro pilares: Inovação, Qualidade, Mobilidade e Experiência.
  • iQMX amplia a missão do IQA, tornando-a mais abrangente com a inclusão do termo Mobilidade
  • IQA assume nova posição no mercado como protagonista das questões da qualidade e co-participe das transformações do setor automotivo

São Paulo, 22 de julho de 2020 –A transformação digital já é uma realidade e neste período de pandemia da Covid-19 tem andado a passos largos. Atento a este movimento, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, criou o iQMX, nova marca que passa a acompanhar todas as ações do Instituto em relação à transformação digital, baseada em quatro pilares: Inovação, Qualidade, Mobilidade e Experiência.
“O iQMX vai acompanhar toda e qualquer atividade do IQA relacionada à transformação digital, como uma referência em novas tecnologias”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA, ao comentar que por conta da pandemia o movimento de transformação digital tem sido antecipado em até 10 anos.

Assim, nos próximos anos, novos modelos de certificação, treinamentos, eventos, publicações, diagnósticos e outras atividades relacionadas à transformação digital contarão com marca iQMX.

Futuro da qualidade e mobilidade
O lançamento do iQMX amplia a missão do IQA, tornando-a mais abrangente com a inclusão do termo Mobilidade. A ideia é desenhar o papel da qualidade, assim como a área da qualidade do futuro, para suportar os serviços relacionados à avaliação da conformidade que o setor automotivo, na visão ampliada da mobilidade, demandará do Instituto. “Dentro desse contexto, vamos nos estruturar para atender as novas exigências do mercado”, afirma Xavier.

Ingo Pelikan, presidente da Diretoria Executiva do IQA, explica que o iQMX associa inovação, mobilidade e experiências com uma ótima qualidade. “O nosso grande desafio agora é desenhar o modelo de qualidade do futuro, a começar pela definição do papel da qualidade nos produtos, processos produtivos e administrativos, e serviços, e também da forma como as pessoas lidarão com a qualidade dos produtos do futuro, como carros autônomos e/ou elétricos, a mobilidade, a automação de processos, a digitalização etc.”, diz Pelikan. “Em resumo, trazer hoje o que vai ser o futuro da qualidade do setor da mobilidade, para ajudar o setor entender quais serão os próximos passos”, completa.

Diante desse desafio, o IQA adotará um posicionamento mais protagonista das questões da qualidade e co-participe das transformações do setor automotivo. “Continuaremos andando sempre lado a lado às determinações governamentais para lançar novas certificações, inclusive apoiando evoluções que se fizerem necessárias. Mas com o iQMX, vamos também atuar de acordo com as necessidades do setor da mobilidade e da sociedade”, afirma Alexandre Xavier.

Xavier explica que entre os novos desafios da ampliação do papel do IQA como instituto estão atividades que buscarão como propósito discutir qual papel da qualidade do futuro, para ajudar a sociedade, indústrias e demais players da cadeia produtiva a entender melhor como isso vai funcionar.

“Em resumo, o IQA passa agora a contar com uma visão mais ampla, com objetivo de ajudar o setor automotivo brasileiro em todas as questões que ele precisa. O que vai ser futuro na qualidade e de que maneira podemos ajudar as empresas nessa transformação, sem deixar de lado o que já fazemos hoje”, diz Xavier.

Escrito por
Imprensa IQA