O CQO (Chief Quality Officer – Qualidade para C-Level) agrega tanto no conteúdo, pensado com os problemas do setor, quanto com a experiência dos professores
Com o propósito de promover a qualidade, a competitividade e a sustentabilidade do universo automotivo, agregar valor para a sociedade, orgulhar seus colaboradores e entidades parceiras e ciente dos significativos desafios impostos pelo setor automotivo como a transformação digital, as questões ligadas à sustentabilidade e outros importantes temas ligados as macrotendências que impactam a indústria, o comércio e os serviços, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva desenvolveu o Chief Quality Officer – Qualidade para C-Level (CQO).
Trata-se de um curso feito especialmente para preparar profissionais que pretendem ser o número um da Qualidade em sua companhia. Entre o público-alvo mais comum estão engenheiros ou administradores com experiência corporativa, mas não há restrição de função e tão pouco hierárquica para se inscrever no curso, basta que o candidato queira conduzir sua carreira com a intenção de assumir o papel de C-Level da Qualidade.
Criado com base nas diretrizes estratégicas definidas pelas 14 entidades que compõem o IQA, unindo governo, setores produtivos e instituições de ensino que juntos estabeleceram a educação e a qualificação dos profissionais que trabalham ou pretendem atuar com a qualidade do setor automotivo com uma diretriz prioritária de atuação do IQA, o CQO possui mais de 120 horas de carga horária e professores com vasta experiência em suas áreas.
“Procuramos profissionais com bagagem, experiência e conhecimento. Os instrutores conhecem os atalhos e possuem experiência no setor automotivo. Sabem das dores atuais vividas e as perspectivas futuras. Esses fatores combinados se mostraram fundamentais não só na escolha pelo melhor quadro de instrutores, mas também como fonte principal para a equipe que desenvolveu o conteúdo do curso”, afirmou Alexandre Xavier, superintendente do IQA.
O executivo ressaltou ainda que o CQO é fruto de uma comissão técnica que une associados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e do (Sindipeças Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e que foi através de reuniões com a qualidade de ambas as entidades, onde são discutidas as melhores saídas sobre as necessidades do setor automotivo, que a criação do curso foi colocada em pauta.
Módulos do curso
Durante o CQO, o participante vai desbravar as principais tendências e desafios do setor automotivo divididos em três módulos: Gestão da Voz do Cliente, Gestão da Tecnologia para a Qualidade e Gestão de Pessoas para a Qualidade.
“O curso é inédito e mostra para aqueles que sonham em ser o número um da qualidade em uma organização o caminho de como chegar lá. Os participantes vão aprender a essência do que a Qualidade está buscando atualmente: o Customer Experience. Isso agrega muito valor. A especificação diz se algo está aprovado ou reprovado. No CQO, vamos além e buscamos fazer o participante entender o cliente. Isso é um diferencial”, disse Claudio Moyses, diretor-presidente do IQA.
Temas como a Indústria 4.0, o machine learning, a inteligência artificial, entre outros pontos importantes como a liderança e a interação com os vários setores que prometem compor a cadeia automotiva são alguns dos pontos que serão explorados.
Conheça o conteúdo programático do CQO:
Módulo 1 – Gestão da Voz do Cliente
1 – Benefícios da evangelização pela Voz do Cliente e Avaliação da Conformidade
2 – Normas e Especificações
3 – ESG na Qualidade – Ambiental (Environmental), Social e Governança
Módulo 2 – Gestão da Tecnologia para a Qualidade
4 – Filosofias da Qualidade
5 – A Indústria 4.0 e suas tecnologias
6 – O Futuro da Qualidade
Módulo 3 – Gestão de Pessoas para a Qualidade
7 – Habilidades Socioemocionais (soft skills)
8 – Gerenciamento de Projetos
9 – Scrum & Gestão Ágil