O objetivo principal das entidades é incentivar o empresário da reparação independente a buscar a melhoria contínua e gerar confiança no consumidor final, com selo de qualidade de terceira parte.
Em uma fase piloto do programa, seis oficinas de funilaria e pintura do Estado de São Paulo foram certificadas: Dikar Serviços Automotivos, de São Bernardo do Campo; Ricmil Reparação de Veiculos, de Guarulhos; Centro Automotivo Regente, Evolution Centro Automotivo, Marques & Marques e Scattini Funilaria e Pintura, de São Paulo. Os certificados foram entregues durante cerimônia do Prêmio Sindirepa-SP.
Em parceria, as entidades desenvolveram um roteiro que permite ao empresário avaliar a empresa nos estágios atual e desejável. “Usamos metodologia apropriada com pesquisa de campo e avaliação 360º. Os indicadores de performance guiam as ações e as melhorias a serem alcançadas”, explica José Nogueira, vice-presidente do Sindirepa-SP.
Por meio do programa, as empresas recebem o acompanhamento de avaliador especializado, que orienta as oficinas. Entre os principais objetivos a serem obtidos estão melhoria na infraestrutura (layout), melhoria nos processos de trabalho (cliente x fornecedor), criação de indicadores de qualidade, interpretação de índices de satisfação do cliente da empresa, visão de Recursos Humanos da empresa e oportunidade de melhoria da mão de obra com treinamentos específicos.
Para Nogueira, a expectativa é atrair mais adeptos para a cultura da qualidade. “Este programa visa a excelência no segmento de reparação automotiva, um caminho sem volta. Entendo como possível, pois foi cuidadosamente estudado em bases reais, sendo assim uma escada que permite superar um degrau em cada etapa”, afirma o vice-presidente do Sindirepa-SP.
Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, entende que a assinatura do convênio será um novo caminho para que o empresário da reparação revisite o seu negócio com base nos pilares que sustentam um sistema de gestão orientado para a qualidade. “Uma vez certificada, a oficina colhe resultados que não são poucos, como aumento da satisfação dos clientes, redução de custos via eliminação de desperdícios e ampliação das possibilidades de permanência sustentável no mercado”, enumera.