Instituto da Qualidade Automotiva divulga Manifesto Público para apresentar o seu compromisso interno e externo com o tema
Nesta quinta-feira (11), o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva realizou o lançamento de sua estratégia de Diversidade & Inclusão. O projeto tem o foco em garantir política de gestão de pessoas mais inclusiva na entidade e ações para conscientizar os seus colaboradores e fornecedores.
O encontro é mais um passo para alinhar as diretrizes definidas em dezembro de 2019, quando foi estabelecida em reunião com representantes de toda a organização, a visão da entidade para a década 2020-2030. Desde então, a diversidade passou a ser expressa nos valores do IQA, dentro do pilar de sustentabilidade, acompanhando a evolução social.
O momento também marcou a divulgação de um Manifesto Público para ratificar o compromisso do Instituto com o assunto. A reunião foi realizada de forma híbrida e composta por um time formado com a missão de transmitir e apoiar os demais colaboradores e fornecedores sobre a responsabilidade do tema.
O diretor-presidente do IQA, Claudio Moyses, e o superintendente da entidade, Alexandre Xavier, estiveram presentes no encontro. O evento ainda teve a presença da CEO da Automotive Business, Paula Braga, e da representante do MHD Consultoria Empresarial, Tânia Macriani, responsável por dar suporte no desenvolvimento do projeto.
A ideia do IQA é incentivar as pessoas a fomentar uma relação pautada pela empatia e dignidade com todos os públicos que atuam em sua cadeia de valor, com o intuito de somar para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
“Temos que mostrar para o setor automotivo o papel que a qualidade tem dentro deste contexto da diversidade e inclusão. E o único Instituto focado em qualidade neste setor, e dirigido pelas suas principais entidades representativas, somos nós. Faz parte do nosso propósito, dos nossos valores e da responsabilidade de cada um de nós. Obrigado por todos estarem aqui conosco”, discursou Xavier.
“Transformação, respeito, tolerância e empatia. Sem isso não há diversidade e inclusão. Vamos praticar mais estes sentimentos que dará certo. Não há como dar errado”, reforçou Moyses.
Internamente, o IQA já tinha dado o primeiro passo, ainda em 2019, sendo a primeira entidade do setor automotivo a assinar os Princípios de Empoderamento da Mulher (Women’s Empowerment Principles – WEPs), um compromisso firmado com a ONU Mulheres pela promoção da equidade de gênero e a ampliação da liderança feminina.
Agora espera continuar a desenvolver a equidade também de grupos minoritários, além de aperfeiçoar instrumentos de gestão, que proporcionem um ambiente de trabalho inclusivo e seguro, oportunidades iguais para seus colaboradores, ampliação da representatividade por meio da seleção, contratação, promoção e retenção de talentos diversos, comunicação inclusiva e desprovida de estereótipos, conscientização de vieses inconscientes e canais de denúncia, entre outras medidas.
Externamente, o objetivo é sensibilizar sobre o papel da qualidade automotiva nesse contexto, beneficiando a sociedade com uma visão de mobilidade inclusiva, inovadora e segura, preservando vidas e direitos, além de desenvolver novas possibilidades de atuação que referenciem as empresas a atender melhor a sociedade em sua pluralidade, influenciar positivamente a cadeia de valor, gerar debates e conteúdos que correlacionem D&I (Diversidade e Inclusão) com Q&A (Qualidade Automotiva).
Confira na íntegra o Manifesto Público:
“Nós, do IQA, entendemos que promover a diversidade e inclusão no setor automotivo é atender o conjunto de anseios de pessoas naturalmente diferentes e de corporações (organizações e entidades) igualmente distintas.
É assumir o desafio de conciliar a visão de mobilidade inovadora, inclusiva, segura e competitiva.
É entender que a diversidade & inclusão é mais do que uma questão de responsabilidade social, é fator estratégico para sustentabilidade e sobrevivência da organização.
É pensar e praticar a qualidade automotiva em toda a sua potencialidade no contexto atual e futuro do mercado e sociedade.”