VDA-MLA – O manual VDA-MLA tem como foco a implementação de uma metodologia para a validação de novas peças recebidas de fornecedores. “Permite uma avaliação objetiva sobre os níveis de maturidade do produto e do processo de manufatura em períodos acordados dentro do processo de criação”, conta Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.Podendo ser considerado como requisito na relação cliente-fornecedor – por exemplo, em condições de compras ou especificações de requisitos, o manual representa uma significativa contribuição para a regulação da cooperação entre clientes e respectivos fornecedores. “Dessa forma, aprimora-se a cooperação na indústria automotiva como um todo”, avalia.
VDA-RPP – O manual VDA-RPP estabelece os pré-requisitos necessários para a implantação de processos de produção robustos em sistemas de gestão da qualidade, para operação ao longo de toda a cadeia de fornecimento. “Tais processos dispõem de ciclos de controle rigorosos e medidas preventivas contra influências indesejadas”, afirma Lopes..
Comparados aos processos de produção assegurados, capazes e controláveis, os processos de produção robustos representam passo além em direção ao objetivo de ‘zero defeito’, com redução simultânea de custos da qualidade. “Asseguram que a produção esteja alinhada com foco na fabricação de produtos sem defeitos, de acordo com os requisitos estabelecidos”, diz.
Disponíveis para uso geral na indústria automotiva, os dois manuais podem ser adquiridos por meio do site do IQA. Mais informações sobre as publicações também podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail manuais@iqa.org.br.