IQA participa da Nova Rodada de Conteúdo Digital da Automec

Automec

Gerente de serviços do IQA, Sergio Ricardo Fabiano, abordou a certificação de reparadores automotivos

 

Nesta quinta-feira (02.09), o IQA – Instituto de Qualidade Automotiva participou da Nova Rodada de Conteúdo Digital da Automec. Na ocasião, a entidade foi representada pelo gerente de Certificação de Serviços, Sergio Ricardo Fabiano, que abordou a Certificação de Profissional IQA.

“Quero fazer um link entre essa questão da fidelização do cliente e a capacitação através de uma avaliação do profissional. Temos passado por uma evolução grande, no mercado, tecnológica e isso vai ser muito importante”, iniciou Fabiano.

Segundo ele, quando se fala em treinamento é falado em capacitação dos profissionais. Ponto importante, pois é necessário pensar na evolução tecnológica, uma vez que o mundo está evoluindo muito rapidamente.

“Essa questão das palestras, por exemplo, hoje estamos fazendo remota, e já existia há dois anos, mas não era muito difundida. Geralmente a gente tinha que se deslocar. Isso é importante porque essa tecnologia avançou e facilitou disseminação da informação, e não só isso, mas também auxiliar na reparação de automóveis. Atualmente você tem veículos que estão com uma reparação online ou verificação de danos ou de falhas que você pode corrigir online com sistemas de comunicação”, acrescentou.

O gerente destacou que para atender essa inovação o profissional precisa estar preparado, e para isso é necessária uma atualização com informações, ou seja, fazer treinamentos, capacitações, participar de feiras como a Automec.

Dentre os impactos que a certificação profissional pode trazer, Fabiano destacou que no âmbito profissional há melhores oportunidades, mais credibilidade profissional e promove a evolução qualificada. Já na área empresarial, possibilita aumento de produtividade, diminuição de retrabalho e problemas de garantia, manutenção do profissional e diminui problemas de competitividade.

Ao falar da Certificação de Profissional IQA, o gerente elencou tópicos importantes, como o reconhecimento da competência do trabalhador com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes, em determinadas funções profissionais; processo voluntário, centrado no que o profissional deve saber fazer; elimina barreiras de ingresso ao mercado de trabalho; e é realizado por organismo especializado.

“A certificação de um profissional é um item importantíssimo, pois é um atestado, uma validação daquela competência que o trabalhador tem. O IQA está fazendo o lançamento em outubro de uma nova certificação, que é a Certificação de Profissional IQA, iniciando pelo reparador automotivo, com alguns escopos, e que vai dar essa chancela importante para o mercado de qual profissional está preparado”, comentou.

Os escopos iniciais dessa nova certificação do IQA abrangem: sistema de freio, direção, suspensão, exaustão e motores ciclo Otto; retifica de motores e a funilaria e pintura de componentes.

De acordo com Fabiano, o IQA lançará em breve um site, onde será possível se inscrever, fazer a avaliação e receber o certificado de profissional da reparação automotiva, seja da rede independente ou das redes concessionárias.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IQA

 

Escrito por
Imprensa IQA