Geralmente os grupos são formados por meio de entidades locais, que representam setores e aglutinam profissionais interessados. “Essa proximidade facilita as reuniões e as discussões sobre as necessidades de mudanças que são sugeridas ao longo do processo”, conta Sérgio Fabiano. Quando o grupo é formado, o IQA coordena palestras e treinamentos para a orientação técnica para as empresas.
O serviço permite maior interação dos empresários, velocidade no recebimento de informações e agilidade dos processos de implementação e certificação. “A partir do momento em que há troca de informações facilitada, melhorias descobertas por uma empresa podem ser aplicadas a outra. E, assim, todos ganham, sendo o cliente o maior beneficiado em todo o processo”, avalia o gerente de Serviços Automotivos do IQA.
O IQA desenvolve este trabalho desde 2007, quando verificou a necessidade de atingir empresas do setor que estão em localidades distantes. “Assim pudemos levar o conceito da qualidade para todos os cantos do Brasil, de Norte a Sul. Conscientizar o grupo de uma região melhora a competitividade e faz crescer a qualidade”, afirma Sérgio Fabiano.
A conscientização em grupo é considerada mais complexa porque nem sempre os integrantes estão no mesmo nível de maturidade em relação aos processos de gestão. “Nossa experiência, no entanto, mostra que, dependendo da afinidade dos participantes, essas diferenças são salutares porque a troca de informações traz a homogenia necessária para que todos sigam em frente simultaneamente”, analisa.
Segundo Sérgio Fabiano, a palavra-chave para a evolução dos serviços é comunicação, que deve ser clara e objetiva, sem interpretações dúbias. “Opiniões diversas e diferentes fazem bem para o debate assim como o bom senso para aceitar as mudanças necessárias para modernizar o negócio. Podemos ter um bom processo hoje e um excelente amanhã”, diz.
Para mais informações sobre as certificações em grupo, basta contatar o IQA por meio do telefone (11) 5091-4545 ou e-mail servicos@iqa.org.br