São Paulo, 4 de junho de 2020 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, acaba de completar 25 anos de fundação. Criado em 18 de maio de 1995, com a missão de certificar produtos automotivos com base em regulamentos nacionais, o IQA é hoje uma referência em qualidade no setor automotivo. Com a pandemia da Covid-19, o Instituto tem adequado as atividades para oferecer ainda mais segurança à sociedade.
Apesar do momento delicado que a humanidade vive atualmente, Ingo Pelikan, presidente do IQA, reforça o compromisso do Instituto com todo setor da mobilidade e sociedade. “Evidentemente o momento é bem complexo, mas tenho certeza que vamos superar e continuaremos oferecendo o melhor possível para a sociedade, entidades, nossos clientes e parceiros”, afirma.
Faz parte deste compromisso a adequação das atividades remotas com a digitalização dos processos internos e auditorias remotas. Além disso, o IQA tem trabalhado no desenvolvimento de um novo serviço de apoio para retomada de produção, envolvendo saúde e segurança.
“Os novos serviços pós-Covid-19 do IQA possuem como foco Saúde e Segurança (CovidFree), Delivery (CovidFree), Validação de lotes, Digitalização, Retomada de produção (apoio), Boas práticas e Inspeção de estoques”, explica Alexandre Xavier, superintendente do IQA.
Conquistas
“Em 1995, na criação do IQA, existia um grande questionamento do que era fabricado e oferecido no nosso setor”, lembra Pelikan, presidente do IQA. Resultado de trabalho em conjunto entre a indústria e o governo, o Instituto começou a atuar junto ao governo na certificação obrigatória de itens de segurança e posteriormente ampliou seu leque de atividades para a certificação de sistemas de gestão e serviços automotivos, além de treinamentos, publicações técnicas e ensaios laboratoriais.
Após 25 anos, as conquistas são inúmeras. Uma das mais marcantes foi a inauguração da nova sede, no final do ano passado, e que marcou o início das comemorações dos 25 anos do IQA. Na ocasião, o Instituto passou a ser signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), da ONU. “Hoje, 60% dos colaboradores do IQA são do sexo feminino, sendo que no quadro de líderes, elas representam praticamente 50%”, comenta Ingo Pelikan, presidente do IQA.
A nova sede deu início também ao projeto de ampliação do escopo de atuação, para desenvolver novos projetos, além de multiplicara capacidade de treinamento, além de abrir espaço para startups, um hub de inovação com foco na qualidade para o setor da mobilidade.
“O momento atual restringe a utilização deste espaço tal como foi projetado, porém acabou sendo também uma oportunidade para ampliamos nossa presença nos meios digitais e aumentamos significativamente nossos cursos e treinamentos online”, comenta Alexandre Xavier, superintendente do IQA. “E, quando o isolamento social terminar, retornaremos com força máxima!”, completa.