O encontro recebeu em São Paulo (SP), dia 13 de fevereiro, gestores e consultores envolvidos na adequação dos sistemas de gestão da qualidade, atuantes em diferentes segmentos de peças do setor automotivo, para o alinhamento das informações.
No workshop, Marcos Miklos, auditor líder, qualificado para IATF 16949:2016, apresentou os requisitos e expectativas sobre a nova norma com o objetivo principal de mostrar aos participantes estratégias para desenvolverem os processos de transição com segurança.
Para Joaquim da Cunha Fontenelle, gerente da Qualidade e Desenvolvimento de Produto da KSPG Automotive Brazil, o workshop representou a oportunidade de ouvir de um especialista os principais pontos para manter a atualização do sistema da qualidade, tanto em relação à interpretação dos requisitos, quanto ao atendimento dos prazos estabelecidos pela IATF.
“Foi uma oportunidade única para avaliar os impactos das alterações no sistema da qualidade de forma isenta, mas ao mesmo tempo compromissada”, avalia Fontenelle.
Fernando Alexandre, diretor da Qualidade da LEONI Automotive do Brasil, acredita que o workshop contribuiu para a prevenção de futuros problemas. “Retorno para a fábrica com propósitos muito claros de iniciar imediatamente a busca por mais informações, de forma a preparar a nossa equipe de acordo com as novas exigências”, conta Alexandre.
Segundo Sergio Kina, gerente técnico do IQA, as empresas já precisam iniciar os processos de implantação porque os prazos são curtos. “A partir de 1º de outubro deste ano, todas as auditorias devem ser realizadas conforme a nova norma. Para tanto, há todo um processo prévio de preparação por parte das empresas em treinamento de pessoal e auditores internos, adequação dos sistemas, realização de auditorias internas e tomadas de ações corretivas”, alerta.
Os interessados em obter mais informações podem contatar o IQA por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail negocios@iqa.org.br.
O Workshop encontra-se disponível em http://vocs.tv/sindipecas/13022017/