São Paulo, 25 de junho de 2020 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva anuncia o lançamento do Programa AutoRetorno, novo serviço que visa garantir o retorno dos negócios, assegurando a saúde dos colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros das empresas do setor automotivo (montadoras, concessionárias, fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas e oficinas de reparação automotiva), neste momento de retomada e diante da pandemia da Covid-19.
Este programa visa atestar as melhores práticas implementadas pela organização no seu retorno pós Covid-19, por meio da:
– Certificação de Saúde e Segurança das Operações
– Certificação da Eficácia das Operações Produtivas
“Diante do atual cenário, faz-se necessário às empresas demonstrar confiança e transparência perante seus colaboradores, clientes e partes interessadas”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA.
Parceria
O IQA celebrou uma parceria com a área de Consultoria em Saúde do Hospital Sírio-Libanês, para suportar todas as questões de melhores práticas relacionadas à medicina e à saúde das pessoas. Esta área do Sírio-Libanês tem o objetivo de desenvolver projetos em saúde para organizações públicas e privadas, cumprindo o propósito fundamental da instituição que é Conviver e Compartilhar.
O Sírio-Libanês apoiará também treinamentos e capacitação de pessoal sobre medidas preventivas contra a Covid-19, programa de saúde corporativa, telemedicina, medicina diagnóstica e testes laboratoriais.
“Desenhamos o AutoRetorno para assegurar a retomada eficaz dos negócios e produção, garantindo proteção à saúde das pessoas, e por isso a parceria com o Sírio-Libanês é fundamental e importante”, afirma Xavier.
Certificação
A certificação relacionada à saúde e segurança tem os requisitos de avaliação estabelecidos em um Guia de Boas Práticas, que podem ser utilizados pelas organizações como referência em sua preparação e implementação, incluindo protocolos e melhores práticas de saúde e segurança validados pelo Sírio-Libanês.
Já a certificação da eficácia das operações produtivas leva em consideração os requisitos essenciais para o reinício dos processos produtivos, de forma a manter a integridade das operações, qualidade do produto, desde o seu planejamento, produção, controle e inspeção, e embarque ao cliente.
O AutoRetorno está baseado em uma abordagem de risco e seu processo de certificação leva em consideração a avaliação dos seguintes requisitos:
1) Mapeamento da Organização
2) Análise de Risco
3) Controles e Boas Práticas
4) Monitoramento
A certificação será realizada através de uma avaliação presencial na organização, utilizando-se de aplicativos de auditoria com interface IQA/Cliente. Para um resultado positivo da avaliação, será emitido um Certificado de Conformidade para a organização, e o direito de uso do Selo de Certificação AutoRetorno de forma a demonstrar a confiança aos colaboradores, clientes e sociedade.
“Ao aderir ao novo serviço AutoRetorno, do IQA, a empresa garantirá a retomada dos negócios com segurança, através de diretrizes e requisitos criados e validados por duas organizações de referência no mercado que atuam: saúde (Sírio-Libanês) e automotivo (IQA), afirma Xavier.