Validar a qualidade dos serviços, com a padronização dos processos de funilaria, pintura e mecânica, foi o objetivo da Ricmil ao investir na certificação de qualidade emitida pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Com 2 mil m² de área instalada em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, a oficina atende mensalmente cerca de 100 veículos, entre particulares, seguradoras e frotas.
Certificada desde maio de 2017, a Ricmil figura entre os seis centros automotivos que participaram da fase piloto do Programa de Incentivo à Qualidade, resultado de uma parceria entre o IQA e o Sindirepa Nacional. O foco desta iniciativa é disseminar o conceito da qualidade, além de intensificar a certificação de oficinas independentes no Brasil.
De acordo com André Canha, sócio-proprietário da Ricmil, a principal medida adotada durante o processo de certificação foi a documentação de procedimentos, que eram realizados apenas de forma empírica. “Após as avaliações realizadas pelo IQA, nós tivemos a oportunidade de padronizar os processos, o que trouxe resultados positivos em todos os setores”, aponta.
Na opinião do empresário, houve um fortalecimento da marca após a certificação de qualidade emitida pelo IQA, organismo oficial de avaliação da conformidade. “A certificação tem um ‘peso’ diferente quando nos apresentamos para um novo parceiro ou cliente”, conta.
Conforme Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, o Programa de Incentivo à Qualidade representa uma oportunidade para os empresários da reparação, que podem revisitar os negócios com base nos pilares que sustentam um sistema de gestão orientado para a qualidade. “Os gestores que investem em qualidade possuem todos os requisitos para e desenvolver negócios sustentáveis”, afirma o engenheiro.
Os empresários da reparação automotiva, interessados em participar deste programa, devem preencher o formulário que está disponível no site www.projetopiq.com.br