Propiciar ao participante domínio dos conceitos e técnicas do CEP, em especial para decidir onde aplicar gráficos de controle, qual gráfico aplicar, com que frequência e tamanho de amostra e como reagir a indícios de problemas.
Satisfazer as necessidades de conhecimentos para aplicação adequada em Planos de Controle de Sistemas da Qualidade, como exigido pelas Normas ISO 9001 e pela IATF 16949, em especial para Controle do Processo e PPAP.
Diretores, Gerentes, Engenheiros, Técnicos, Supervisores, profissionais das áreas de: Qualidade, P&D, Produção, Suprimentos e Marketing.
Experiência na aplicação da ferramenta CEP na organização.
Rua Nicolau Barreto, 643, Vila Cordeiro, São Paulo São Paulo – SP
Telefone: (11) 5091-4545
Bases Estatísticas do CEP:
• Distribuição da População (Produção-Normal) e das Estatísticas Amostrais.
• Distribuições usadas nas Estatísticas: z, t, x2, F, Binomial e Poisson.
Componentes da Variação. Causas Comuns e Causas Especiais / Curtíssimo Prazo ou não / Dentro das Amostras e Entre Amostras / Amostra como Subgrupo Racional.
Outros Modelos de Distribuição:
• Lognormal e Weibull.
Testes de Hipóteses de uma população:
• Erros tipos I e II. Riscos.
• Tamanho de amostra.
Controle Estatístico do Processo:
• Cartas para Controle de Variáveis e de Atributos.
Estudo completo da Capacidade do Processo
• Mini capacidade do Processo
• Capacidade do Processo Continuado: Cp, Cpk.
• Capacidade do Processo em Pré-lançamento: Pp, Ppk.
• Capacidade de Processo com Instabilidade Crônica, Previsível: Pp, Ppk.
Melhoria da Capacidade do Processo:
• Estudo das Causas Comuns através de Planejamento de Experimentos.
• Análise de Experimentos por Contrastes e Análise de Variância, revelando causas mais importantes.
Casos especiais de CEP:
• Pequenos Desvios Permanentes: CUSUM, Média Móvel, Média Exponencial.
• Desgaste de Ferramentas
• Lotes Pequenos
• Processos Contínuos – Auto correlação
• Fator Previsível ou Mensurável, com Efeito Modelável.
Escolha da Carta, Amostra e Frequência.
Estudos de Casos e Exemplos de Fábrica
Exercícios com a utilização do software MINITAB.
FATURAMENTO
– Para empresas que optam pelo envio de pedido de compras, o mesmo deve ser enviado após a confirmação do treinamento para o e-mail grupo_treinamentos@iqa.org.br ;
– A cobrança será realizada no primeiro dia do treinamento (exceto treinamentos realizados a partir do dia 25 que serão faturados no primeiro dia útil do próximo mês), com o vencimento para 20 dias, caso o pedido de compras não seja enviado até essa data a NF será gerada sem o pedido e não poderá ser alterada;
– A NF será emitida exclusivamente com os dados fornecidos no ato da inscrição, descontos só serão concedidos com o cupom aplicado;
– O IQA é uma entidade sem fins lucrativos e está isento de IRPJ (não reter IR).
CANCELAMENTO
– O treinamento poderá ser cancelado pelo IQA por falta de quórum, avisaremos do cancelamento com 07 dias de antecedência da data prevista para início do treinamento;
– O PARTICIPANTE poderá cancelar ou alterar a data de sua inscrição com até 07 dias de antecedência do início do treinamento, caso a solicitação não seja realizada dentro do prazo estipulado será gerado uma multa referente a 30% do valor do treinamento de acordo com data da inscrição, o cancelamento ou alteração da data deverá ser solicitado por e-mail para grupo_treinamentos@iqa.org.br.
CERTIFICADO
– Para receber certificado de participação é necessário ter pelo menos 80% de presença no treinamento;
– Os certificados são emitidos em até 20 dias após realização do treinamento, e serão disponibilizados na área do aluno no site do IQA;
– Login e senha enviados por e-mail no ato da inscrição, para o e-mail cadastrado do participante, (remetente falecom@iqa.org.br)
OUTROS
– É obrigatório se registrar todos os dias no treinamento, para ser contabilizado sua presença e participação, caso for acompanhar o treinamento com outro participante é necessário que ambos realizem o registro para garantir a presença, o registro pode ser feito através do celular.
– A taxa de inscrição inclui material didático, certificado de participação coffee-breaks (nos treinamentos presenciais);
– Custos de transporte e hospedagem dos participantes não estão inclusos na taxa de inscrição (nos treinamentos presenciais);
– Parceiros IQA: AEA, SAE Brasil, Sindipeças, Sindirepa, necessário informar o número de associado para garantir o desconto.
– Não é possível realizar vista de provas, o participante receberá o resultado da avaliação realizada em até 10 dias após a realização.