VDA Metodologia para Colaboração Ágil
(1ª edição) – 153 Páginas
As recomendações da VDA fornecem justamente uma visão de como uma Metodologia de Colaboração Ágil além das fronteiras da empresa poderia funcionar, considerando que o entendimento básico e a intensidade podem variar. O objetivo deste guia é equipar os parceiros (Cliente, Contratada) com uma caixa de ferramentas, linguagem comum e casos de uso práticos, bem como técnicas para possibilitar melhores resultados em tal modelo de colaboração.
Este manual destina-se às pessoas da indústria automotiva que já têm experiência em métodos básicos de desenvolvimento ágil.
Este manual não é uma coleção completa de facilitadores, pré-requisitos e boas práticas para o trabalho ágil. Ao contrário, ele se concentra na Metodologia de Colaboração Ágil, além das fronteiras da empresa. O foco principal é a perspectiva da tecnologia de software no que diz respeito às definições de habilidades do domínio desses softwares. Outros domínios, como hardware, são apenas mencionados sem profundidade.
Este manual está dividido em cinco seções:
1ª Introdução
2ª Visão geral dos Níveis da metodologia de colaboração ágil.
3ª Apresenta os elementos de uma Metodologia de Colaboração Ágil.
4ª Explicação de como implantar esse modelo de colaboração (etapas de implementação do começo ao fim)
5ª descreve os possíveis casos de uso para ilustrar a aplicação do nível de colaboração e fornecer orientação para sobre como usar a caixa de ferramentas descrita.
Tópicos adicionais não descritos neste documento:
· A metodologia de colaboração ágil é claramente descrita neste documento. No entanto, a intenção e o escopo deste documento não é cobrir questões de contratação, especialmente:
o Aspectos legais
o Desenvolvimento e outros custos associados à evolução
o Propriedade intelectual
o Acesso ao mercado
o Responsabilidade pelos resultados do trabalho
· A descrição da Metodologia de Colaboração Ágil neste documento não inclui:
o Introdução básica aos métodos ágeis
o Qualquer recomendação sobre estruturas especiais de escalonamento ágil (por exemplo, SAFe, LeSS, Scrum of Scrums).