VDA 19.2 – Limpeza Técnica na Montagem
(1ª edição) – 196 Páginas
O manual VDA 19.2 destina-se a servir de auxílio para planejadores e pessoal da gerência da qualidade envolvida no planejamento de novos processos e de sequência ou otimização dos já existentes, em áreas de montagem e nos seus ambientes em que a limpeza é um fator crítico. A diretriz serve, para normalizar procedimentos para planejamento e otimização das áreas de montagem sensíveis à limpeza.
A VDA 19.2 tem por objetivo evitar a geração de contaminação por partículas crítica em locais sensíveis, remover partículas inevitáveis e proteger componentes e sistemas montados contra a entrada de partículas dos arredores. Como nem toda fonte de partículas em um ambiente considerado é automaticamente crítica para a função do produto acabado, a diretriz também visa denominar as fontes relevantes. Isto é necessário para tomar as medidas técnicas e econômicas corretas, e para evitar custos desnecessários, que não apresentam nenhum benefício apreciável para o produto final.
A diretriz também serve, assim como visa cumprir os objetivos técnicos, para normatizar procedimentos para planejamento e otimização das áreas de montagem sensíveis à limpeza.