Objetivo: Apresentar aos participantes o método Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e capacitá-los para que possam conduzir o processo APQP dentro de suas organizações e otimizar a relação cliente/fornecedor.
O APQP proporciona uma estrutura e padronização do processo de desenvolvimento de produtos, visando reduzir os erros e os riscos associados ao desenvolvimento de novos produtos ou processos. Essa metodologia estabelece uma abordagem sistemática e disciplinada para planejar e executar todas as etapas do processo, desde a concepção inicial até o lançamento e produção em larga escala.
Ao seguir o APQP, as organizações podem:
Reduzir Riscos: Identificar e mitigar riscos potenciais, de forma abrangente, durante o desenvolvimento do produto ou processo, minimizando problemas futuros.
Aumentar a Qualidade: Focar na qualidade desde o início do processo (saindo da gestão reativa, para a gestão preventiva) , garantindo que os requisitos do cliente sejam atendidos e mantidos ao longo do ciclo de vida do produto.
Melhorar a Comunicação: Estabelecer uma linguagem comum e estruturada para comunicação entre diferentes partes envolvidas no processo de desenvolvimento, como equipes de projeto, fornecedores e clientes.
Promover a Eficiência: Ao definir claramente os objetivos, etapas e responsabilidades, o APQP ajuda a evitar retrabalho e a otimizar o uso de recursos durante o desenvolvimento do produto.
Facilitar a Melhoria Contínua: Ao coletar dados e monitorar ao longo do processo, o APQP fornece oportunidades para identificar áreas de melhoria e implementar mudanças que resultem em produtos e processos ainda melhores no futuro.
Envolvimento da Alta Direção: Entende os cenários, os riscos envolvidos em cada desenvolvimento, provê os recursos necessários para o sucesso dessa metodologia.
Portanto, ao seguir a metodologia do APQP, as organizações podem aumentar sua capacidade de desenvolver produtos com assertividade, qualidade e eficiência.
Público:
Profissionais responsáveis pela elaboração do APQP
Profissionais que participam do desenvolvimento de novos produtos e da validação de processo
Profissionais de Qualidade do fornecedor (EQF)
Gerentes de Projeto
Auditores internos de Sistema de Gestão da Qualidade
Pré-requisito: Nenhum conhecimento prévio
Conteúdo Programático:
PLANEJAMENTO AVANCADO DA QUALIDADE DO PRODUTO
Carga horária: 16 horas
IMPORTANTE: