Treinamento de Boas de Práticas Logísticas – Os Caminhos para uma Logística Efetiva

 

A logística empresarial é formada por processos integrados que visam transformar materiais básicos em produtos e serviços de maior valor, em uma cadeia de abastecimento longa e bastante complexa, até chegar ao destino final. Para a implementação desses processos de forma sustentada, é preciso conhecimento técnico, metodologia de implantação e cuidados importantes para que detalhes como requisitos logísticos de parceiros de negócios, planejamento antecipado de capacidades de atendimento e métodos estruturados e sistemáticos de análise crítica sejam considerados e aplicados corretamente.

 

Objetivo

Apresentar as melhores práticas de logística na gestão da cadeia de abastecimento, a fim de oferecer aos participantes, de forma eficiente e didática, conhecimento e sugestões para a implementação de padrões que contribuam com a melhoria do desempenho logístico.

 

Público

Pessoal envolvido no planejamento, implementação e manutenção dos processos de logística integrada.

 

Programa de curso

    • Contexto – O mundo globalizado e a problemática da logística no Brasil
    • Conceitos iniciais sobre Logística
    • Boas Práticas Logísticas – 5 Focos:
      • 1 – Foco no Cliente e seus Produtos:
        • 1.1. Novos produtos – Desenvolvimento logístico (“APLP”)
        • 1.2. Início da produção (“SOP – Start of production”)
        • 1.3. Gestão de pedidos: Troca eletrônica de dados e sistemas integrados
        • 1.4. Acordos logísticos
        • 1.5. Planos de contingência
        • 1.6. Mudanças técnicas
        • 1.7. Requisitos específicos de clientes
      • 2 – Foco nos Processos:
        • 2.1. Organização do trabalho – Informação documentada no processo logístico
        • 2.2. ERP e sistemas integrados
        • 2.3. Gestão de gargalos
        • 2.4. Fluxo de processo
        • 2.5. Fluxo de informação na cadeia produtiva
        • 2.6. Identificação e rastreabilidade
        • 2.7. Meios de armazenamento interno
        • 2.8. Gestão de estoques e acurácia
        • 2.9. Produtos não conformes e estoques de segurança
      • 3 – Foco nos Parceiros:
        • 3.1. Recebimento
        • 3.2. Aquisição de materiais e serviços produtivos
        • 3.3. Gestão de fornecedores
        • 3.4. Serviços de transporte
      • 4 – Foco na Entrega:
        • 4.1. Meios de movimentação externa
        • 4.2. Gestão de embalagens do cliente
        • 4.3. Gestão de embalagens
        • 4.4. Identificação e rastreabilidade
        • 4.5. Gestão de fretes – Gestão da frota interna (da empresa) e/ou externa
        • 4.6. Gestão de atrasos
      • 5 – Foco nos Resultados:
        • 5.1. Indicadores de resultados do FOCO NO CLIENTE E SEU PRODUTO
        • 5.2. Indicadores de resultados do FOCO NOS PROCESSOS
        • 5.3. Indicadores de resultados do FOCO NOS PARCEIROS
        • 5.4. Indicadores de resultados do FOCO NA ENTREGA
        • 5.5. MASP  e melhoria contínua
        • 5.6. Projetos logísticos
  • Quiz
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Carga horária: 16 horas

Importante

FATURAMENTO

– Para empresas que optam pelo envio de pedido de compras, o mesmo deve ser enviado após a confirmação do treinamento para o e-mail grupo_treinamentos@iqa.org.br ;

– A cobrança será realizada no primeiro dia do treinamento (exceto treinamentos realizados a partir do dia 25 que serão faturados no primeiro dia útil do próximo mês), com o vencimento para 20 dias, caso o pedido de compras não seja enviado até essa data a NF será gerada sem o pedido e não poderá ser alterada;

– A NF será emitida exclusivamente com os dados fornecidos no ato da inscrição, descontos só serão concedidos com o cupom aplicado;

– O IQA é uma entidade sem fins lucrativos e está isento de IRPJ (não reter IR).

CANCELAMENTO

– O treinamento poderá ser cancelado pelo IQA por falta de quórum, avisaremos do cancelamento com 07 dias de antecedência da data prevista para início do treinamento;

– O PARTICIPANTE poderá cancelar ou alterar a data de sua inscrição com até 07 dias de antecedência do início do treinamento, caso a solicitação não seja realizada dentro do prazo estipulado será gerado uma multa referente a 30% do valor do treinamento de acordo com data da inscrição, o cancelamento ou alteração da data deverá ser solicitado por e-mail para grupo_treinamentos@iqa.org.br.

CERTIFICADO

– Para receber certificado de participação é necessário ter pelo menos 80% de presença no treinamento;

– Os certificados são emitidos em até 20 dias após realização do treinamento, e serão disponibilizados na área do aluno no site do IQA;

– Login e senha enviados por e-mail no ato da inscrição, para o e-mail cadastrado do participante, (remetente falecom@iqa.org.br) 

OUTROS

– É obrigatório se registrar todos os dias no treinamento, para ser contabilizado sua presença e participação, caso for acompanhar o treinamento com outro participante é necessário que ambos realizem o registro para garantir a presença, o registro pode ser feito através do celular.

– A taxa de inscrição inclui material didático, certificado de participação coffee-breaks (nos treinamentos presenciais);

– Custos de transporte e hospedagem dos participantes não estão inclusos na taxa de inscrição (nos treinamentos presenciais);

– Parceiros IQA: AEA, SAE Brasil, Sindipeças, Sindirepa, necessário informar o número de associado para garantir o desconto.

– Não é possível realizar vista de provas, o participante receberá o resultado da avaliação realizada em até 10 dias após a realização.