Objetivo: A qualificação em planejamento estratégico para o setor automotivo prioriza a integração de práticas sustentáveis, capacitando os profissionais a alinhar suas estratégias com princípios ambientais e sociais. Ao introduzir o modelo Canvas, busca-se uma abordagem holística na criação e avaliação de estratégias, considerando aspectos como eficiência energética e impacto ambiental. A análise SWOT é empregada para identificar as forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e ameaças externas, destacando a importância da sustentabilidade como uma oportunidade estratégica. A metodologia SMART é incorporada para assegurar que as metas estabelecidas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporalmente definidas, promovendo a implementação eficaz de estratégias sustentáveis no contexto automotivo.
- Cognitivos (saber): Conhecer as premissas da análise do planejamento estratégico sob a perspectiva geral e no setor automotivo. Conhecer o Canvas tradicional e o Canvas em três camadas como ferramenta de delineamento de modelo de negócios. Conhecer o vetor de transição de um modelo de negócios tradicional para um modelo de negócios mais sustentável. Conhecer a análise SWOT. Conhecer a metodologia SMART. Conhecer as premissas da PR2030.
- Habilidades (saber fazer): Ser capaz de contribuir no processo de planejamento estratégico corporativo, atendendo objetivos corporativos e metas departamentais. Ser capaz de usar o Canvas para delinear o modelo de negócios e como vetor de transição do modelo de negócios tradicional para um modelo de negócios mais sustentável. Ser capar de fazer a análise SWOT para definição da estratégia. Saber usar a metodologia SMART na definição de objetivos e metas mensuráveis. Saber implementar premissas da PR2030 no desenvolvimento da estratégia corporativa.
- Atitudes (saber ser): Trabalhar em equipe sabendo ouvir e dialogar, sendo: colaborativo e respeitoso, compartilhando ideias e experiências. Compreender a estrutura organizacional da empresa, clientes, fornecedores e de todo setor automotivo.
Público: Gerentes, supervisores, coordenadores, técnicos, engenheiros e analistas.
Pré-requisito: Não há pré-requisitos.
Conteúdo Programático:
- Introdução e contextualização do planejamento estratégico.
- Diferença entre planejamento e estratégia.
- Modelo de negócios: Canvas.
- Análise SWOT.
- Metodologia SMART.
- Premissas do planejamento estratégico em contexto geral e no setor automotivo: visão, missão, metas de planos de ação.
- PR2030 e planejamento estratégico.
- Elemento de transição do modelo de negócios tradicional para um modelo de negócios mais sustentável: Canvas em três camadas.
- Revisão da estratégia corporativa tradicional para uma proposta mais sustentável.
- Impacto de estratégias mais sustentáveis no setor automotivo para empresas de todos os tamanhos.
- Dinâmica
- Atividade prática usando o Canvas em três camadas para redefinir a estratégia corporativa equilibrando o social, ambiental e o econômico (governança).
Carga horária: 08 horas