VDA 5 – Capacidade dos Processos de Medição
(3ª edição) – 291 Páginas
O objetivo da VDA Volume 5 é resumir os requisitos e os procedimentos das normas e dos guias existentes, a fim de obter um modelo padronizado e orientado à pratica, para a estimativa e consideração da incerteza expandida de medição.
Os procedimentos descritos neste documento são baseados no ISO/IEC Guide 98-3 (Guia para expressão da incerteza de medição) (DIN EN ISO 14523 (Inspeção por medição de peças de trabalho e equipamento de medição, Parte 1: Regras de decisão para comprovar conformidade ou não conformidade com as especificações) [13].
A VDA Volume 5 também contém os procedimentos bem estabelecidos e largamente usados do manual de MSA “AIAG – Melhor Harmonização” que são usados para avaliar e aceitar o equipamento de medição. Também supre informações sobre a validação de Conformidade de medição.
A fim de assegurar a funcionalidade de sistemas técnicos, as peças avulsas e as montagens têm que atender às tolerâncias especificadas.
A VDA Volume 5 basicamente se aplica à inspeção de grandezas geométricas.
Além desses tópicos o VDA Volume 5 também traz aspectos de manuseio de sistemas/processos de Medicação Inadequados;
Transparência do processo desde a engenharia do sistema de medição até a capacidade dos processos de inspeção;
Procedimentos para pré-séries e lotes de produção;
Consideração e monitoramento da capacidade contínua usando medições de estabilidade;
Além de cálculos para tolerâncias finais/unilaterais e métodos de atributos
O VDA Volume 5 visa combinar os requisitos e procedimentos das normas e diretrizes existentes para obter um procedimento padronizado e prático para determinar e considerar a incerteza de medição expandida.